Quando a Epidemia de Covid-19 vai acabar?

De acordo com estudo matemático, o fim da Epidemia será entre os dias 23.06.20 e 08.07.20.

Pela projeção deste estudo, estamos no pico da doença até o dia 09.04.20 e o número de casos deve diminuir nos próximos dias.

Por este estudo atingimos a situação em que a maioria da população já contraiu a doença e já se encontra imune.

Na contramão da impressa que mostra somente o caos, o Data-Driven Innovation Lab, usando os dados existentes sobre a epidemia elaborou curvas que demonstram a evolução da quantidade de mortes na linha do tempo e aplicando a curva normal de Gauss.  

Neste estudo foi só levado em conta o número de mortes, pois o número de infectados é impossível de ser precisado pelos dados atuais, já que apenas uma parcela ínfima da população foi testada.

Como exemplo, temos a Itália, onde 70% dos doadores de sangue, embora assintomáticos, testaram positivo para o covid-19.

No Brasil, a primeira morte oficial é do dia 17.03.20, apesar de haver indícios do vírus já ter chegado no país desde janeiro. Existe a suspeita que, para não cancelar o carnaval, as autoridades das cidades e dos estados esconderam os casos.

Projetando a curva, de acordo com os dados de outros países e os dados do Brasil, o pico de mortes vai até o dia 09.04.20 e depois a curva vai cair acentuadamente e finalizar entre os dias 23.06 e 08.07.20.

A curva epidemiológica segue as características da distribuição normal para o vírus e independe das medidas tomadas pelo governo para reduzir a contaminação. No caso no Brasil, o interesse econômico no Carnaval falou mais alto e não houve nenhuma medida preventiva previa à infecção. No carnaval milhões de pessoas foram contaminas e passaram para o restante da população.

Por que não houve grandes mortalidades no Brasil? Por causa do Sol, não porque ele mata o vírus quanto ele está exposto ao tempo, mas, porque o sol aumenta a imunidade e estamos saindo de um verão. Ao contrário do hemisfério norte que estava saindo de um inverno.

É hora de repensarmos a quarentena? Os nossos números são animadores e podemos fazer a reabertura do comercio mantendo a rotina de distanciamento social?

Sabemos que se dependermos dos governantes, vão procurar prorrogar a quarentena para justificar os gastos desenfreados sem licitação que ocorrem de norte a sul do país, sem se importarem com a economia de seus estados e municípios.

O Prefeito de Salvador já está cogitando a possibilidade de estender o fechamento do comércio além do dia 04.04.20.

Fonte:

https://ddi.sutd.edu.sg/

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *